quinta-feira, 29 de março de 2007

Porque mensagens piegas e clichês fazem tanto sucesso na Internet?

Eu nunca entendi por quê PowerPoints piegas e mensaginhas sebosas fazem tanto sucesso na Internet.

Pieguice, lugares comuns, mensagens de espiritualismo falsê, psicologia barata, imagens e vídeos de gosto duvidoso... o que atrai tanto a atenção das pessoas, em detrimento das verdadeiras pedras principais do pensamento espiritualista/metafísico? Nunca vi uma mensagem (verdadeira) com um texto de Tagore, Tolstói, Gandhi ou Emerson circulando na Internet.

E ainda dá pra fazer 'top ten', as mais mais, campeãs de circulação.
Como mensagem de texto falso do Jabor (já recebi várias. Uma mais chinfrim que a outra).
Ou Powerpoint cheio de anjinhos com melodia? E aquela mensagem inverossímil sobre Paganini tocando violino com suas cordas estourando uma a uma..? (argh!) O pior de tudo é a "moral da estória" no final.

Até eu mesmo dei uma escorregada aqui, no Cafezinho Metafísico. O título desse post, "Vai chocolate?", está assim porque eu mudei depois! Quando eu o escrevi, ele se chamava "Na sua vez, jogue o chocolate para frente". Argh! Onde que eu estava com a cabeça? Acho que eu pensei que, se caísse um pouco de nível, ia ajudar a popularizar o blog...
O conteúdo também não ficou lá essas coisas (olha eu ombudsman de mim mesmo), mas eu juro que tudo aquilo ali foi um sonho que eu tive na noite anterior. Apenas descrevi o que lembrei - por isso não vou mudar o texto e nem apagar a entrada no blog.

Parece que força com que essas "mensagens" se espalham, é inversamente proporcional a um vetor formado pela união da qualidade da escrita, estilo, e relevância da "mensagem".

Um amigo meu lembrou que essa observação vale também para autofalantes de carros na praia: o tamanho, quantidade e potência destes são inversamente proporcionais à qualidade da música sendo tocada. Ou você já ouviu um carro todo sonorizado no último volume tocando Jazz ou música clásica?

Interessante isso. Parece que se você quer qualidade, tem que procurar mais.

Por outro lado, dizem que quando apontamos para alguém, quatro dedos ficam voltados para nós, temos as orelhas acima da boca, a ternura vence a carranca, o sol sempre brilha acima das nuvens, quem procura acha, não derrube uma lágrima por ele, e...
(Ops, será que eu fiz de novo?)

Por Sandro Friedland
Link Externo

4 pessoas deram pitaco na cozinha:

Blogger umdedois bedelhou...

se cada power point desses desse direito a supositório...

8:40 AM  
Anonymous Anônimo bedelhou...

só faltou comentar da necessidade que as pessoas tem em sentir que "sua vida tem salvação", "está tudo certo" ou "faça assim que o segredo é esse"

10:58 AM  
Blogger Unknown bedelhou...

bom eu estive a ler depressa e sinceramente não sei a quem me estou a dirigir.
Assim aceitem ou não , o que quero dizer:
'Interessante isso. Parece que se você quer qualidade, tem que procurar mais.?

Foi nesta perspectiva de apesar de só encontrar coisas de pessimo gosto que tenho vindo a explorar a selva de blogues e encontrei este: atraíu-me de imediato a simplicidade lo layout!
O GOSTO dizia Lautreamont , È a qualidade fundamental de entre todas as outras qualidades fundamentais.
o meu blogue é aquilo a que estou a dar mais atenção porque comecei há pouco com isto.
Por todo o lado procuro qualidade e acabo sempre com desilusões tremendas. Por exemplo a nivel do GOSTO, quantas pessoas têem o gosto educado? e quando
julgamos encontrá-lo nova decepcção se nos apresenta por exemplo por nos fazerem ouvir musica foleira(caipira) como nós dizemos em portugal,.
As questões ligadas aos comportamentos e
aos movimentos da psyque fascinam-me sempre cada vez mais , por isso fiquei a ver o filme.
Pessoalmente achei que esteve a tentar ser acessivel demais, pq há um ponto de não retorno quando fazemos isso.
Por exemplo se lemos o Carl Rogers , tudo ali é claro e no entanto não perde nunca o estilo a sua qualidade !
gostava de conversar mais com voçês...
agora doiem-me as costas da posição.
!

1:04 PM  
Blogger umdedois bedelhou...

Olá, arsblog

somos dois amigos a compartilhar as idéias, opiniões e inquietações neste blog.

Nossa proposta é investigar um pouco as questões internas das pessoas (emoções, sentimentos, pensamentos), investigar o que realmente nos “faz” agir (se somos realmente donos da ação ou não. E se não somos os donos, o que nos faz agir?) e talvez instigar outros à isso. Sem cair na armadilha do drama ou da receitinha mágica.

Tudo isso de um jeito simples mesmo, que tentamos expressar em palavras e no layout do blog.

Apareça quando quiser, para mais um cafezinho.

Um abraço,
MaFê e Sandro

11:10 AM  

Postar um comentário

<< Home