sexta-feira, 4 de abril de 2008

Entrar 'numas'... Tem que se 'misturá com nóis'!

Sandro: Alguma vez alguém já te disse: "Você se coloca lá em cima, distante dos mortais"?
MaFê: Nossa, essa é difícil também. Pensa, você se coloca acima?
Sandro: Eu não me coloco acima, mas já ouvi isso.
MaFê: Uma amigona minha decifrou o enigma: ela diz que quando você é uma pessoa altiva (e isso é lindo), as pessoas não sabem a diferença que existe entre a altivez e a arrogância. Aí eu comecei a observar melhor.
Sandro: Eu entendo...
MaFê: As pessoas que dizem isso, são as que se sentem inferiores e fazem joguinhos para (tentar) humilhar os outros.
Sandro: Tipo: a "tchurma", a galera, "nóis aqui da reba", faz uma fofoquinha contra o chefe pra aliviar a tensão. E tem um nego(a) por perto que não ri, não participa da fofoca!
MaFê: Iça! E aí o nego é "mitido".
Sandro: Incrível..!
MaFê: Nem tudo o que alguém fala pra você, tá falando pra você, deveras. Por vezes, a pessoa está tentando resolver um conflito interno, porque você manifesta uma qualidade que ela almeja (e então você é "mitido") ou, porque você tem a desfaçatez de exibir um defeito que ela esconde bem escondido!
Sandro: E usam a tática do "você se acha superior" porque parece que pega mal pro "você".
MaFê: Eu já nem ouço mais essa baboseira. Começou esse papo, eu desligo a audição. Ou vou embora. Ou respondo: "é, eu sou a rainha". Hahahaha!
Sandro: risos! Resolve bem a parada. Como na linguagem coloquial: se o cara tá em outra, os amigos chegam e perguntam "e ai, você nem conversa mais com os pobres"....
MaFê: É! Hahahhaa! Uma coisa de auto estima baixa. Se aparece alguém com auto estima alta...
Sandro: ...No grupo? Num pode! Todo mundo tem que ser coitadinho, sujinho, pobrinho feinho.


Obs: A prova de que as pessoas confundem as coisas é a definição da palavra altivo no dicionário Aurélio:

altivo
[De alto2 + -ivo.]
Adjetivo.
1.Elevado, alto.
2.Nobre, elevado, brioso, digno, ilustre.
3.Arrogante, orgulhoso, presunçoso.

Obviamente, as definições que vêm primeiro são mais importantes, mas a terceira definição revoga as duas primeiras, pois não é possível termos algo digno e presunçoso ao mesmo tempo. Isso mostra como as palavras da nossa linguagem podem ser contraditórias em si mesmas.

Partes: I, II, III, IV, V, VI

0 pessoas deram pitaco na cozinha:

Postar um comentário

<< Home