quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Copyleft ou Copyright?

MaFê: Que acha da licença Creative Commons?
Sandro:
Olha, eu prefiro que o que eu escrevo aqui no Cafezinho não seja Creative Commons.
MaFê:
Beleza.

Sandro:
Não porque eu seja egoísta.
Mas porque não escrevo textos prontos no blog.

Acho mesmo que escrevemos reflexões registradas... é diferente! Hoje eu penso assim, amanhã talvez pensarei assado.
E reflexão é algo muito particular.
Eu posso mostra-la a alguém, mas outra pessoa não pode interferir nela. Ou não deveria.
Se interferir, perde o sentido. Até uma invasão.

Ou então acabar usando para outra coisa, distante do sentido original, desvirtuando tudo.
(Que nem quando queriam usar a música "Ring of Fire" do Johnny Cash para vender remédio para hemorróida...)
MaFê:
Então...
Só que bom senso não dá na árvore.
E alguém joselito pode querer interferir na reflexão.

Sandro:
SE um dia eu quiser usar a Creative Comons, vai ser em algo com o qual já pensei antes, já nasceu com o espírito de obra aberta.
MaFê:
Eu entendo a questão da não-prontidão
e eu adoro isso no blog
como podemos ver na linha do tempo nossos movimentos.

Mas Sandro, o que cai na rede é obra aberta?
Sandro:
O que eu escrevo no Cafezinho é algo que quero expor, mas não compartilhar autoria.
MaFê:
Entendo,
só que caiu na rede, já era...

Sandro:
O que cai na rede é fácil de piratear, mas não necessariamente obra aberta!
MaFê:
Nego pode bem linkar e alterar.

Sandro:
É porque a questão do respeito ainda não está muito resolvida entre nós, humanos hehe.
O cara até pode copiar e alterar, pois não há "travas"... ninguém vai dar choque, o windows dele não para de funcionar, rs.

Mas ainda assim, eu expresso a minha vontade de que ele não faça isso.
E declaro que não tenho nada a ver, nem me responsabilizo pelo conteúdo das obras derivadas, nem apóio.
Mas se linkarem, acho que tudo bem, desde que o link seja para as pessoas virem ler aqui.
MaFê:
Então tá.

Sandro:
Assim, eu estou sendo assertivo e me protejo... moralmente, legalmente...
MaFê:
Foi apenas uma possibilidade.

Sandro:
Se quiser, pode deixar Creative Commons a sua parte hehe
A minha é Copyright.
MaFê:
rs

Sandro:
Já pensou? O cara só pode pegar as linhas “MaFê” dos diálogos... hehe
MaFê:
Ia ficar muito engraçado!

Sandro:
Não que eu não goste da CC.
Eu acho muito legal. Mas nem tudo é pra ser CC...
MaFê:
Eu gosto mais da CC do que da C.
Sandro:
Eu acho que cada uma tem seu momento.
Mas o Cafezinho é copyright.
Mesmo porque os nossos posts, fora do Cafezinho, perdem o sentido... se esvaziam.
Que nem dizer: "gostei desta garota, achei ela bonita, vou levar o braço e a vesícula dela pra casa"
MaFê:
E a unha do dedinho esquerdo do pé. Rs!
Sandro:
O que escrevemos tem uma determinada energia... é pro cara concordar, discordar, amar, ter raiva, ficar indiferente, nem ler, etc.
Não importa.
Mas não é pra ficar levando de cá pra lá, nem misturar essa energia com outras coisas por aí.
Não quero que fabriquem frankensteins.
MaFê:
Sim.

Sandro:
E se um dia eu achar que alguma coisa que já escrevi não serve mais, ou é/se tornou prejudicial, tiro do blog. Não me responsabilizo pela circulação das "cópias não autorizadas".
Pois a cabeça da gente muda, né?
Me reservo o direito de mudar de opinião!
Me reservo o direito de jogar fora alguma coisa que já tenha escrito!
MaFê:
Sim. Eu também.

Sandro:
Não me envergonho de nada que já tenha feito, mas me reservo o direito de não mais deixa-las a disposição, se passar a achar que elas não tem mais serventia/deixam de expressar o bem.
MaFê:
Sim, entendo.
É bem parecido com como me coloco em relação aos posts.
(aliás, a tudo o que faço, me parece... rs)

Sandro:
hehe.

Marcadores: , ,

0 pessoas deram pitaco na cozinha:

Postar um comentário

<< Home