quinta-feira, 5 de abril de 2007

Quem é mais evoluído ou menos evoluído? - II

Dizem que a evolução do espírito é como um subir de escadas.

Acho que subimos várias escadas ao mesmo tempo, que lembram mais aquelas escadas caracol que vemos em prédios antigos. Ou seja, não existe linearidade no Universo como estamos acostumados a pensar.

E sim, a evolução(se é que podemos chamar de evolução, eu prefiro chamar de Realização) segue padrões em espiral, só que em várias dimensões - isso porque somos seres multidimensionais - possuímos 7 corpos principais, etc. e atualizamos todos ao mesmo tempo. Inclusive em dimensões acima da tridimensional.

Então o desenho que melhor ilustraria isso bidimensionalmente são o dos fractais. Infinitas espirais partindo de um mesmo ponto, progredindo infinitamente. Agora, com a imaginação, saia do papel e imagine essas espirais partindo para várias dimensões diferentes. Acho que essa seria a figura que mais se aproxima.

Por coincidência (?) tenho aqui na minha frente o livro do Frutiger, "Sinais e Símbolos", que trata-se de coletâneas de símbolos que se assemelham em várias culturas, analisados do ponto de vista semiótico.

Por exemplo, um dos sinais mais bonitos é o símbolo celta para a vida, que se compõe de três segmentos espiralados. Curiosamente, esse fenômeno de extremidades retorcidas repetem-se em vários símbolos de outras culturas, sempre com significados relacionados à vida, prosperidade, crescimento, etc.

Entretanto, a visão linear não está 'errada' realmente. Acredito que oriunda da nossa limitação tridimensional de ver as coisas.

Por exemplo, se você pegar uma espiral (três dimensões), e vê-la em duas dimensões, a figura resultante parecerá uma senóide. Em apenas uma dimensão(vista de cima), esta senóide parecerá uma linha reta! Se olharmos a espiral de frente, veremos um círculo.

Espiral, senóide, reta, círculo - símbolos não por acaso altamente expressivos e utilizados na linguagem exotérica.

Por Sandro Friedland

0 pessoas deram pitaco na cozinha:

Postar um comentário

<< Home